A Paróquia São José Operário agradece a sua visita!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Como vai nosso planeta?

A campanha da fraternidade está despertando nossa atenção para com o nosso planeta terra. De todo o universo, ele é o tesouro especial que indiscutivelmente garante todo o sistema vital, do qual nós humanos também participamos

17/03/2011
D. Demétrio Valentini
A Campanha da Fraternidade está despertando nossa atenção para com o nosso planeta terra. De todo o universo, ele é o tesouro especial que indiscutivelmente garante todo o sistema vital, do qual nós humanos também participamos.
Algumas constatações são evidentes. A primeira delas é o crescente aquecimento que faz subir a temperatura média global. Bom seria se ela continuasse estável, como vinha vindo há milênios, possibilitando a normalidade das oscilações locais da temperatura, conforme as estações do ano. Mas ultimamente vem se acelerando o ritmo de crescimento da temperatura média.  Aí começam muitas perguntas, que é legítimo fazer, em torno das causas destas preocupantes mudanças. Uma parece indiscutível: com a industrialização acelerada, aumentou a quantidade de gases que são jogados na atmosfera, aumentando o calor derivado da queima sobretudo de combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, e também da queima de matas naturais.
É louvável o trabalho dos cientistas que se empenham em medir com mais precisão estes fatores que causam o crescimento da temperatura global. Assim poderemos discernir melhor nossas responsabilidades. Pois se é legítimo levantar interrogações sobre uma realidade que ultrapassa a percepção pessoal que cada um pode ter, é indiscutível que cada um precisa ir assumindo as responsabilidades que estão ao seu alcance. Seguindo o ritmo desta campanha da fraternidade, poderemos chegar a propostas bem práticas de compromissos que podemos assumir com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário