A Paróquia São José Operário agradece a sua visita!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

03 de Fevereiro, dia de São Brás

"Por seu martírio foi santificado!"


Nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente foi médico. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado, e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.

Numa etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade que ele encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando. Ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele que vivia naquela constante renuncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo, por obediência.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo Imperador do Oriente, Licínio. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos. O prefeito de Sebaste, querendo agradar ao Imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, envio os soldados para o Monte Argeu.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. mas por amor à Cristo e à Igreja, preferiu renunciar a própria vida. Em 316, foi degolado.

Diz a história que ao se dirigir ao martírio, uma mãe lhe apresentou uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu e orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Peçamos a São Brás bispo de Sebaste que interceda por nós para que a nossa mente, nosso coração, a nossa garganta, a nossa profissão e a nossa vocação possam comunicar esse Deus maravilhoso que é amor.

São José Operário e São Brás, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário