A Paróquia São José Operário agradece a sua visita!

sábado, 1 de maio de 2010

HOJE É DIA DO TRABALHADOR

Comemorado no dia primeiro de maio, o dia do trabalho é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho nos remete ao ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos), onde começaram as primeiras manifestações.
A comemoração é resultado de dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.

Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Comemore!!! Tenha orgulho de ser TRABALHADOR.






Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:



- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. O Salário deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)


- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário