A Paróquia São José Operário agradece a sua visita!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

13 mil acolhem símbolos da Jornada e participam do DNJ em Morro Agudo (SP)

No dia 30 de outubro, cerca de 13 mil pessoas participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Morro Agudo (SP). O evento começou com uma caminhada às 7h, saindo da praça da igreja matriz até o Recinto da Festa do Peão com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora. O tema do DNJ este ano foi “Juventude e Protagonismo Juvenil” e o lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.

Durante o dia os participantes das quatro dioceses da sub-região Ribeirão Preto II do Regional Sul I (dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto), organizadoras do DNJ, e diversas cidades de outras dioceses da região, participaram da missa, shows de Crux Sacra, Celina Borges, Rosa de Saron e apresentação teatral. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da diocese de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano, e concelebrada pelos bispos de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, o bispo de São José do Rio Preto, Dom Paulo Mendes Peixoto, e padres das quatro dioceses.

Foram arrecadados 4.500 kg de alimentos que serão doados às famílias carentes de Morro Agudo e foram realizados cerca de 320 cadastros de doadores de medula óssea em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos. A arrecadação e o cadastro foram os gestos concretos do evento.

No final do show de Rosa de Saron foi realizada a despedida e envio dos símbolos da JMJ. Dom Edmilson, em nome da sub-região, entregou os símbolos aos cuidados do padre Edvaldo Aparecido dos Santos, da diocese de Teófilo Otoni (MG), que viajou 20 horas de caminhão para buscá-los. A Diocese de Barretos foi a última do estado de São Paulo (Regional Sul I), a receber os símbolos que chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro, na arquidiocese de São Paulo. A Cruz e o Ícone serão acolhidos em dioceses de todo o país até chegar ao Rio de Janeiro, em julho de 2013, para a realização da JMJ com a presença de jovens de diversas partes do mundo e do Papa Bento XVI.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DNJ 2011

O dia nacional da Juventude, um evento que anima e reuni a juventude desde 1985, vem este ano com alguns motivos especiais para a celebração do DNJ 2011, entre eles destacamos a JMJ Madrid 2011 onde foi anunciado que o Brasil sediará a JMJ 2013. 
Em preparação para esse grande evento a juventude se reúne para acolher o símbolo maior vindo de Madrid: a Cruz Missionária.
Este ano a juventude que compõe a sub região RP2 (diocese de Jales, Barretos, Catanduva e São José do Rio Preto) se reúne na cidade de Morro Agudo para acolher a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora.

domingo, 23 de outubro de 2011

Campanha Missionária 2001: "Missão na Ecologia"

A Campanha Missionária é realizada todos os anos no mês de outubro, destacando o Dia Mundial das Missões, (penúltimo domingo do mês, este ano dia 23) uma jornada de solidariedade em favor da missão universal da Igreja, celebrado todos os anos desde 1927. O tema escolhido para a Campanha Missionária 2011 é “Missão na Ecologia”. A temática está diretamente ligada à Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, que refletiu sobre "Fraternidade e a vida no planeta", e teve como lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22).
Contudo, a maior razão para a preocupação da Igreja com o tema é que a vida no planeta está ameaçada e pede a nossa atenção para ver, compreender e agir antes que seja tarde demais. A humanidade já se deu conta de que a exploração voraz dos recursos naturais deve ser substituída pelo uso responsável e sustentável, guiado por relações justas e fraternas, tendo a economia solidária como alternativa às leis do mercado total.
Significado do cartaz: 
O Cartaz da Campanha representa a retirada de tudo aquilo que não corresponde à preservação do meio ambiente. Os personagens do cartaz são missionários que têm consciência da sua responsabilidade para fazer do planeta a verdadeira morada para todos os seus habitantes.
Em sintonia com essa visão, no Mês das Missões renovemos nosso compromisso em favor da vida no planeta na certeza de ajudar todas as pessoas que habitam a "casa comum", a descobrirem e assumirem sua missão numa perspectiva universal. O convite é começar a olhar para a natureza e perceber como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, sobretudo, a dos mais pobres e vulneráveis. Uma nova civilização ou uma nova cultura humana exige relações diferentes com o planeta e com a natureza. Essa mudança de mentalidade exige conversão e só é alcançada através de uma educação que gera transformação, garantia da sobrevivência dos povos e culturas no mundo plural.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ser missionário é ser "pão" partilhado.


O mês de outubro é conhecido como mês missionário. Somos movidos pelo Documento de Aparecida a assumirmos nosso compromisso de fé com Jesus e a dar testemunho dEle. Assim o fazemos, confiantes em suas palavras: “Não tenhas medo!”, “Eu estarei convosco até os confins do mundo.”
Não nos é permitido acomodarmos em nossa fé e na vivência do batismo. “A missão do Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda muito longe de seu cumprimento. Um olhar à humanidade demonstra que tal missão está ainda no começo e que temos que nos empenhar com todas as forças ao seu serviço (Redemptoris Mission, 79)." É preciso estabelecermos o compromisso concreto e profético com a realidade e passar a ser testemunho e propagador de novas ações, palavras e atitudes, que revelem Jesus Cristo. O anúncio do Evangelho não está divorciado da nossa vida, da nossa realidade existencial, dos problemas, das alegrias.
Nunca, como nos tempos de hoje, a messe se vislumbrou tão necessitária de operários; sobretudo homens, mulheres, jovens, crianças; ou seja, todos que anseiam por dedicarem suas vidas à vivência do Evangelho, dispostos a levar ao mundo, se não a ele todo, pelo menos onde estiverem, a salvação desvelada em Cristo.
Somos enviados! “Como o Pai me enviou, eu também vos envio (Jo 20,21)". A iniciativa é de Deus, vamos em Seu nome, construir o Seu projeto: “novos céus e nova terra”. É preciso que façamos conhecer Jesus, reconhecer e acolher o Espírito Santo.
Podemos e devemos participar dessa aventura: deixar-se fascinar por Cristo, pelo Evangelho e tornar-se “pão” partilhado na vida do irmão e da irmã.

domingo, 2 de outubro de 2011

72% dos universitários brasileiros preferem navegar na internet a namorar


A Cisco, multinacional da área de informática especializada em redes, realizou uma grande pesquisa em 14 países, entre eles o Brasil, sobre o comportamento dos jovens com relação à internet. Foram entrevistados universitários e jovens profissionais com idade de até 30 anos. Uma das mais surpreendentes revelações é a de que 72% dos universitários brasileiros entrevistados disseram que a internet é mais importante para eles do que namorar, sair com os amigos ou ouvir música. A média mundial nessa questão é de 40%.
A pesquisa mostra também que 65% dos universitários e 61% dos jovens profissionais brasileiros consideram a internet tão importate quanto alimento, ar, água e moradia. A média no resto do mundo é de 33%. Alé disso, 63% das pessoas entrevistadas no Brasil preferem ter internet a ter um carro - número dentro da média mundial.


Diante desses números, é preciso relembrar a Mensagem do Papa Bento XVI para o 45° Dia Mundial das Comunicações, em que ele faz um importante alerta:
"Quem é o meu 'próximo' neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo 'diferente' daquele onde vivemos? Temos tempo para refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida."
Vale a pena reler toda a mensagem. Vale a pena também rever o vídeo a seguir: Desconecte-se para se conectar.