A Paróquia São José Operário agradece a sua visita!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Catequese - Comunidade São João Batista


Neste mês de fevereiro, reiniciamos com a missa, as nossas atividades catequéticas na comunidade
São João Batista - Vila União.
Nesta comunidade, temos 7 crianças que receberão a primeira comun hão no dia 29/05/11.
Temos também, 11 crianças se preparando para o Sacramaneto do Crisma.
Que a Palavra de Jesus possa iluminar o caminho de cada um e se sentirem responsáveis
com o compromisso comunitário.
Beth

São José Operário, rogai por nós!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça..."

A frase escolhida com temática - Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça... - nos convida a procurar o essencial da nossa vida. O que será? Deus deve ocupar o primeiro e o principal lugar da nossa vida.

Podemos denominar o evangelho de hoje como o da Divina Providência, da confiança em Deus.

É preciso situar esta narrativa de hoje dentro do contexto do Sermão da Montanha. Jesus está tentando criar uma nova hierarquia de valores, de acordo com a sua Boa Nova. Dessa hierarquia, o Mestre não exclui nenhuma das responsabilidades que o homem tem de transformar a natureza, a sociedade e a sua própria história.

Jesus quer introduzir na vida dos que crêem nele uma hierarquia divina de valores. Nela, Deus há de ocupar o primeiro lugar, e ele convida a ordenar a vida conforme essa hierarquia, procurando matar a fome e a sede de justiça, mesmo se tivermos de sofrer perseguições. Quem realmente acredita em Deus, faz tudo isso com confiança.

Quando os homens aprenderem a viver com amor fraterno, serão então autores de uma sociedade nova, sem egoísmo nem racismo. A oferta que Jesus faz é uma palavra de salvação para todos.


São José Operário, rogai por nós! 

Ordenação Presbiteral do Diácono Rodolfo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Quem não é contra nós, é a nosso favor."

A expressão "em teu nome" que aparece no início do texto, induz o evangelista a introduzir um novo ensinamento de Jesus. A razão deve-se a um exorcista que atuava, com êxito, "em nome" do Mestre, sem pertencer ao grupo dos discípulos.

Hoje em dia, a exclusão sectária, o olhar narcisista, a pretensão monopolizadora são atitudes estranhas ao Espírito de Jesus. Eliminando todo o fechamento da ortodoxia, o cristão deve saber acolher, apoiarv e estimular todos os homens que defendam uma causa nobre, ainda que não estejam inscritos em sua comunidade, nem pertençam ao seu credo confessional.

Marcos pensa naquelas pessoas que, embora não tenham conhecido suficientemente o Mestre e tenham ainda a possibilidade de a ele aderir, rejeitam decidir-se, ou seja, escolhem não estar com ele, mas com seus gestos são a seu favor.


Santo do dia
São Policarpo





São José Operário, rogai por nós!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cátedra de São Pedro

"Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus vivo"


A essa confissão de Pedro, Jesus responde com uma palavra de felicitação (ou bem-aventurança) e um encargo muito especial perante a Igreja. Ele declara feliz pedro não por seus méritos mas porque o Pai lhe revelou o mistério de reconhecê-los como o Messias e como Filho de Deus, e lhe confia a missão de ser a rocha na qual a Igreja será alicerçada, reunida em torno dos discípulos.

A figura de Pedro manifesta no Evangelho de hoje que ele participa do mesmo poder de Cristo que, através dele, quer continuar visível sua presença. No entanto, é preciso desenvolver uma verdadeira educação para a fé, para não duvidar da eficácia e da presença do Ressuscitado.

Como a pessoa de jesus se encontra na origem do grupo constituídos em "família de Deus", assim sua presença como ressuscitado atua na Igreja como comunhão de irmãos que tem um único e mesmo Pai.


São José Operário, rogai por nós!

Boas-vindas ao nosso novo seminarista Uilian

Toda a Paróquia com muita felicidade acolhe o nosso mais novo seminarista Uilian.
Esperamos que seus trabalhos aqui possam render muitos frutos e que com você, Uilian, possamos construir uma linda amizade...



São José Operário, rogai por nós!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tudo é possível para aquele que crê

O texto do menino epiléptico revela-nos um Jesus cheio de misericórdia e atento às necessidades daqueles que o rodeavam. Marcos nos apresenta todo o desespero paterno e a importância dos discípulos para resolver o problema.

Observe a ordem forte e segura de Jesus - Eu te ordeno -, em oposição clara à timidez dos discípulos no início da narrativa. Mas tal milagre só acontece porque o pai do menino se coloca em uma atitude de humildade e aceitação.

Existe uma reação por parte dos discípulos, que querem saber porque não conseguiram o feito de Jesus.
O verbo "curar" não deve ser entendido somente para patologias, mas também para "doenças" como o ódio, o comodismo a alienação... O projeto de Deus, do qual todos nós somos chamados a participar, não admite fracos, mas homens de fé.

Santo do dia
São Pedro Damião
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=2&dia=21&id=44


São José Operário, rogai por nós!   

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tomar a sua cruz e seguir Jesus

"Se queres seguir Jesus..."


Há escolhas que simplesmente enaltecem nosso egoísmo. Há renuncias que só satisfazem nossa vaidade. Para vivermos bem a vida no seguimento de Cristo, há exigências que nascem do amor a ele e ao seu projeto.

O que abraçamos ou aquilo que renunciamos, o fazemos por amor. Tudo o que perdemos por amor ganhamos em maturidade, em fidelidade e graça.Um só ideal permanece e por isso vala a pena renunciar tudo. Jesus dá-nos por inteiro a nós. E nós podemos nos dar inteiramente a ele e a seu Reino.

As exigências para seguir Jesus conforme o texto, são três: os discípulos devem, em primeiro lugar, negar-se a si mesmos, isto é, converterem-se pela raíz, renunciando aos seus próprios critérios humanos; devem projetar a sua vida em termos de doação, não de possessão, pois quem aposta toda a sua existência no ter, fica empobrecido no ser; devem testemunhar com coragem a sua fé, inclusive quando esse testemunho possa acarretar zombarias, ultrajes e perseguições.

São José Operário, rogai por nós!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia de Nossa Senhora de Lourdes

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje. 

“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local. 

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.

São José Operário e Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! 

Aos surdos fez ouvir e as mudos falar

"Jesus lhe pôs os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe a língua com saliva"


No evangelho de hoje Marcos procura deixar bem claro que Jesus não é um mágico. Jesus toca, atua, fala... Jesus liberta-o de sua enfermidade: agora ele já pode falar.

Os relatos de Marcos que se relacionam com os olhos, ouvidos e língua têm significados simbólicos. O surdo-mudo simboliza a incapacidade de se relacionar, comunicar-se, de ouvir a Palavra de Deus e pronunciá-la.

As consequências dessa situação são: carência, dependências e temores, convertendo-se em peso para a comunidade. Este relato relata mais a participação dos pagãos no banquete da salvação que Jesus oferece. O surdo-mudo é o melhor representante do paganismo: surdo em relação a Deus,é incapaz de louvá-lo.

Podemos ver aqui um símbolo da libertação dos oprimidos na sociedade, dos que não tem voz para expressar-se e participar, dos que não contam para nada.


São José Operário, rogai por nós!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Promoção Vocacional

Neste sábado dia 12 acontecerá a festa do cachorro-quente com renda revertida em prol ao seminário e a eventos da Pastoral Vocacional.

A Promoção Vocacional acontecerá no barracão da Paróquia São José Operário, venham prestigiar-nos!


São José Operário, rogai por nós!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Santa Bakhita

Santa irmã morena, nasceu no Sudão, em 1869, como muitos daquele tempo, viveu a dureza da escravidão.Bakhita, que significa afortunada, não foi os nome dado a ela pelos pais, mas por umas das pessoas que a comprou.

Em meio aos sofrimentos e de uma memória toda marcada pela dor e pelo medo, ela foi visitada pelo amor de Deus. A família dona de Bakhita teve que voltar para a África em vistas de negócios, então Bakhita e a filha do casal ficaram aos cuidados de irmãs religiosas. Ali Santa Bakhita conheceu o Evangelho: conhecendo então a pessoa de Jesus.

Aos 21 anos recebeu o batismo e livremente o escolheu e foi crescendo na vida de oração, foi experimentando o amor de Deus, e se abrindo a ação do Espírito Santo.

Bakhita expressou o seu desejo de ser religiosa e depois do período de formação, recebeu a graça de ser acolhida como religiosa.

Santa Josefina Bakhita foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Carinhosamente ela chamava a Deus como o seu patrão: 'O meu Patrão', ela dizia.

Ao passar da idade foi acometida por uma grave enfermidade. Mas na sua devoção a Santíssima Virgem, ela pôde se deixar trabalhar por Deus, seu verdadeiro libertador. Ela partiu para a glória e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

São José Operário e Santa Bakhita, rogai por nós!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Padre Edvagner...

Entender a vontade de Deus para nós, nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e que tem um plano para nossa vida, faz a caminhada valer a pena.
          Todo cristão é chamado para servir. No entanto, para que o povo de Deus possa cumprir sua missão, Ele suscita em seu meio algumas vocações específicas, a do sacerdócio é uma delas. Deus chama alguém do meio do povo, para o povo. E esse alguém é você!
        Um padre deve ser ao mesmo tempo, pequeno e grande, de espírito nobre, como de sangue real, simples e carismático; assim é você.
       Um padre deve ser discípulo de seu Senhor, chefe do seu rebanho; um mendigo de mãos largamente abertas, um portador de inumeráveis dons, um homem no campo de batalha, uma mãe para confortar os doentes, com a sabedoria da idade e a confiança de um menino; voltado para o alto, com os pés na terra; assim é você.
       Um padre deve ser experimentado no sofrimento, imune a toda inveja, que fala com franqueza e é inimigo da preguiça; assim é você. Um padre é feito para alegria, é alguém que se mantém sempre fiel.
       Pe. Edvagner, nesse dia tão especial queremos, com simples palavras, expressar a nossa gratidão por estar em nosso meio e nos dar a honra de sermos amigos.
        Tú és para nós um exemplo do qual podemos nos espelhar; um exemplo de pessoa responsável, capaz, dedicado, em suma, um paizão.
        Parabéns, que Deus te abençoe, te dê muitos anos de vida, e que você possa continuar sendo essa pessoa exemplar que nos mostra o verdadeiro sentido da vida.




São José Operário, rogai por nós!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

5 Fevereiro: Dia de Santa Águeda

Virgem e Mártir, Santa Águeda nasceu no século III numa família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado esposo. Foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o Imperador Décio levantou contra o cristianismo uma forte perseguição.

Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Por coerência e por vocação, ela disse não. Esse, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada.

Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma familia nobre, rica e conhecida, mas tinha a honra de servir a Nosso Senhor, o seu Deus.

Entregaram-na a uma mulher tomada pelo pecado, uma velha prostituta para pervertê-la, mas esta não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Águeda antes de tudo. Então, novamente, como num gesto de falsa misericórdia, perguntaram-lhe: "Então, o que você escolheu, Águeda, para a salvação?". "A minha salvação é Cristo", ela respondeu.

Em 254 foi martirizada e se encontra na eternidade, com seu esposo, Jesus Cristo, a interceder por nós.


São José Operário e Santa Águeda, rogai por nós!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Herodes e martírio de João Batista

"O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?"


A Liturgia de hoje começa com a cata aos Hebreus dizendo que todos devemos  nos contentar com o que temos, pois Deus dá o necessário e sempre podemos dizer: " O senhor está comigo"; pois assim disse Jesus:  "Eu nunca deixarei você, nunca o abandonarei".

No evangelho vemos Herodíades, uma mulher adúltera que alimenta um grande ódio por João Batista por não gostar de ser tratada por ele como uma adúltera.

Sua vingança é feita pela promessa de um pedido concedido pelo rei Herodes à sua filha. Herodíades ordena a filha que pedisse a cabeça de João Batista, e mesmo o protegendo, o Rei concedeu o pedido pois havia prometido em meio aos grandes do reino.

Pois então nos sentimos seguros nas mãos daquele que nos quer bem e peçamos à Ele o que necessitamos e não o que queremos.


Santo do dia
São João Brito
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=4&mes=2

São José Operário e São João Brito, rogai por nos!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

03 de Fevereiro, dia de São Brás

"Por seu martírio foi santificado!"


Nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente foi médico. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado, e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.

Numa etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade que ele encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando. Ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele que vivia naquela constante renuncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo, por obediência.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo Imperador do Oriente, Licínio. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos. O prefeito de Sebaste, querendo agradar ao Imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, envio os soldados para o Monte Argeu.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. mas por amor à Cristo e à Igreja, preferiu renunciar a própria vida. Em 316, foi degolado.

Diz a história que ao se dirigir ao martírio, uma mãe lhe apresentou uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu e orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Peçamos a São Brás bispo de Sebaste que interceda por nós para que a nossa mente, nosso coração, a nossa garganta, a nossa profissão e a nossa vocação possam comunicar esse Deus maravilhoso que é amor.

São José Operário e São Brás, rogai por nós!

Evangelização

"A nossa missão é evangelizar."


A centralidade do evangelho de hoje é a evangelização. Jesus envia seus discípulos dois à dois a fim de evangelizar os povos, conscientes de que a missão provocaria choque com os que não querem transformações em suas vidas. Como uma resposta a todas essa pessoas incrédulas, Cristo disse para que seus discípulos evangelizassem e pedissem a conversão dos pobres e se caso fossem mal recebidos nas moradas onde adentrassem, pediu que ao saírem retirassem a poeira das sandálias em forma de protesto à essas pessoas, e continuassem a sua missão.

A Palavra de Deus hoje nos convida a conversão e a missão.

Por isso evangelizemos a todos e sem exceções, e se nos depararmos com pessoas que não crêem, sacudamos a poeira e continuemos a nossa missão.

Que Deus nos dê força e coragem para evangelizar toda a criatura, e peçamos também que através da nossa evangelização haja conversão por parte do povo de Deus.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apresentação do Senhor

"O Senhor é o Rei da Glória!"


Neste dia da Apresentação do Senhor, Deus nos apresenta a salvação.

na carta aos Hebreus capítulo 2, versículos de 14-18; Jesus assume a carne para que por sua morte possa expiar o pecado do mundo, que de fato é o poder do diabo, que reina por meio da morte.

No evangelho de Lucas, todo primogênito era consagrado ao Senhor, um rito pelo qual se reconhecia que Deus é o autor da vida e Senhor da mesma. Como a lei ordenava Jesus foi apresentado ao Senhor e naquele momento é chegada também a libertação para os cativos, pois assim diz o cântico de Simeão: "Jesus será sinal de contradição, isto é, julgamento para os ricos e poderosos e libertação para os pobres e oprimidos".

Santa do Dia
Nossa Senhora dos Navegantes
Rogai por nós!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_dos_Navegantes


São José Operário, rogai por nós!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O primeiro dia de um novo mês.

"Demos graças à Deus!"

Já no primeiro dia do mês de fevereiro, Jesus com sua Santa Palavra, novamente nos toca o coração. A Carta aos Hebreus no capítulo 12, precisamente nos versículos de 1-4; Jesus é um modelo de perseverança, Ele sofreu até a morte de cruz e agora está junto de Deus, glorificado pela ressurreição.

No Evangelho, uma mulher considerada impura pela sociedade por estar sofrendo de hemorragia, viola a lei pela fé em Jesus, e é curada ao tocá-lo.

A missão de Jesus é restaurar os homens: não só libertá-los da doença que os diminui do convívio social, mas também salvá-los da morte, que os exclui da vida antes do tempo.

Perseverança e Fé, neste dia Cristo nos convida a termos perseverança e a sermos crentes que por nossa fé somos curados.

Que Jesus nos ajude a sermos perseverantes em sua Palavra e a termos uma fé que move montanhas e que nos faz recomeçar.

Santa do Dia:
S. Veridiana
Rogai por nós!
http://www.mensageiradapaz.org/santa%20veridiana.html

São José Operário, rogai por nós!

José Antonio: Amigo Inesquecível

"Nossa amizade foi verdadeira e ficará guardada para sempre em nosso coração!"


Em 2010, já no início do ano, recebemos um figura nova em nossa paróquia, o seminarista José Antonio; nem tínhamos ideia de que aquele era o começo de uma grande amizade.

Todo o tempo que passou por aqui, sempre estava a serviço, era "pau pra toda obra"; dia após dias pudemos fecundar um grande carinho por ele.

Em todas as pastorais, lá estava ele, servindo e educando. Seu carisma e sinceridade, nos fizeram amá-lo com amigo de todas as horas.

Hoje nos despedimos dessa pessoa tão especial na certeza de que nos veremos novamente; mesmo com tristeza, demonstremos alegria, pois tudo o que ele nos pode ensinar outros saberão, e conhecerão também uma pessoa maravilhosa que estará sempre pronto para ajudar quando precisarem.

A passagem dessa pessoa tão amiga, ficará para sempre marcada na história de nossa paróquia.


São José Operário, rogai por nós!